quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Monumento às Bandeiras amanhece pichado em São Paulo

O Monumento às Bandeiras, na zona sul de São Paulo, amanheceu pichado nesta quarta-feira (2). Na escultura - criada por Victor Brecheret - que fica próxima ao parque Ibirapuera, foram escritas palavras contra a PEC 215 (Proposta de Emenda à Constituição) que transfere a competência da União na demarcação das terras indígenas para o Congresso Nacional e possibilita a revisão das terras já demarcadas. Também foi pichada a frase "bandeirantes assassinos". A Secretaria Municipal de Cultura informou que enviou "equipe responsável para efetuar a limpeza do local". 
Monumento ás Bandeiras, na zona sul de São Paulo amanheceu pichado nesta quarta-feira (2) Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress
Ontem (1º), a presidente Dilma Rousseff afirmou, em sua conta no Twitter, que é contra a PEC. A proposta segue em tramitação no Congresso Nacional e recebe uma ampla pressão contra a sua aprovação por parte de índios e organizações sociais.
"Meu governo é contra a PEC 215, que retira da União direito de demarcar as terras indígenas. Orientei a base do governo a votar contra a PEC", disse Dilma pelo serviço de microblog.
A Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas abriu ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para tentar suspender a tramitação da proposta. No último dia 20 de setembro, contudo, o ministro Luís Roberto Barroso negou o pedido de liminar.

Guardas Civis protestam após morte de colega em Itaquaquecetuba / SP

De braços cruzados, eles pediram por melhores condições de trabalho. 
Anderson Wander Teixeira foi morto dentro de um prédio público.
Nesta terça- feira (1), após a morte de um colega dentro de um departamento da Prefeitura, guardas civis municipais de Itaquaquecetuba (SP) fizeram um protesto.

A maioria dos policiais não foi trabalhar. Além da falta de viaturas, eles denunciam a escassez de viaturas ,armamento e até de uniformes.

Revoltados com a Prefeitura, os guardas trocaram o policiamento do patrimônio municipal por cartazes e braços cruzados. “Como vamos passar segurança para alguém se nós não temos?", diz Micheli Lima, guarda civil da cidade. Nesta segunda- feira (30), o GCM Anderson Wander Teixeira, de 38 anos, foi morto a tiros durante o serviço em um espaço onde são oferecidos cursos pela Prefeitura.

Os vagabundos são dois homens que aparecem nas imagens de uma câmera de monitoramento. Na hora que tudo aconteceu o guarda policiava  sozinho o departamento da Prefeitura. Segundo os colegas, dias antes do crime a oficial estava preocupada, já que suspeitava de um carro que circulava pelo local.
O assassinato do GCM foi o estopim para a manifestação. De acordo com o guarda, Rogério Neves, eles precisam comprar a própria arma e o uniforme, pois a Prefeitura não fornece. “Além de não termos segurança, a grande maioria faz empréstimo para comprar as armas", afirma.
Os guardas ainda reclamam que cuidam sozinhos dos departamentos públicos. Além disso, o que preocupa também é a situação precária das viaturas usadas por eles no trabalho. Segundo José Aquino, que trabalha também no setor de segurança pública, os pneus estão carecas e os rádios comunicadores quebrados. “No momento as viaturas estão paradas e estamos quase sem apoio na rua".
O secretário de Segurança Pública, Geraldo Perioto, afirma que aos poucos as viaturas estão sendo consertadas e que dos 18 carros da frota, 12 estão funcionando. “Estamos colocando as coisas em dia". Sobre o armamento, o secretário afirma que é preciso renovar o convênio com a Polícia Federal.
A secretaria não deu prazo para os problemas serem resolvidos. Os GCMs disseram que nesta quarta-feira (2) iriam retornar ao trabalho. O corpo de Anderson Wander Teixeira foi enterrado durante a tarde desta terça no cemitério São Sebastião, em Itaquaquecetuba.

Possível retorno do ex-secretário Benedito Mariano para secretária de segurança de São Paulo trás descontentamento na GCM



Guarda Civis Metropolitanos entraram em contato com a redação do site ADGC e informaram os rumores e descontentamento do possível retorno de Benedito Mariano, que foi Secretário de Segurança de São Paulo, de Osasco e atualmente é Secretário de Segurança de São Bernardo do Campo. Os GCMs não quiseram ter seus nomes revelados devidas a futuras perseguições que possa acontecer.
Mariano é lembrado pela extinção da Gloriosa ROMU (Ronda Municipal) da cidade de São Paulo equipe especializada em pronta resposta para apoio, operações, patrulhamentos ostensivos e preventivos entre outras ações que desagradaram grande parte da corporação.
O atual Secretário Municipal de Segurança Urbana, Roberto Porto é bem visto e querido pela tropa , nesses noves meses se destacou a frente da secretaria.

Novo modelo de Boletim de Ocorrência insere Guardas Municipais



02/10/13 - B.O passa a inserir GCMs no atendimento de ocorrências. Os boletins de ocorrência passam a ter a identificação dos guardas municipais como responsáveis pelo atendimento. Essa é uma conquista da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais, coordenada pelo deputado estadual Chico Sardelli (PV), que apresentou essa reivindicação ao secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, em audiência no mês de agosto. No formato anterior dos B.Os, não havia um campo que permitia a identificação dos guardas municipais, somente dos policiais militares, mesmo a ocorrência sendo atendida pelos GCMs. Na reunião com Grella, foi feito esse pedido e o secretário se comprometeu com a Frente Parlamentar em elaborar um novo modelo de boletim. O suplente de deputado federal, GCM Carlinhos Silva, o presidente da Abraguardas (Associação Brasileira de Guardas Municipais), Ezequiel Faria, e representantes das Guardas Municipais também participaram dessa audiência.
O novo formato do B.O. já se encontra nas delegacias do Estado, o que vai contribuir também nas estatísticas do trabalho das Guardas Municipais a partir de agora. “Com a identificação real da ocorrência, será possível termos um levantamento mais fiel dos atendimentos feitos pelos guardas municipais em todo Estado. Agradecemos ao secretário Fernando Grella por ter atendido essa reivindicação”, disse Sardelli. Legenda  foto - Audiência na Secretaria de Segurança Pública com a Frente Parlamentar e GCMs.
Assessoria de Imprensa
Mirna Ferrez