quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Polícia detém adolescente suspeito de alvejar casa de guarda em Paulínia Jovem tentou fugir por favela no bairro Salerno, em Sumaré, nesta quarta PM apreendeu revólver calibre 38 e 4 cápsulas deflagradas após crime.

Um adolescente foi detido na tarde desta quarta-feira (18) suspeito de atirar contra a casa de um guarda municipal de Paulínia (SP), no bairro Parque da Represa. Segundo a Polícia Militar, o infrator estava com outro suspeito quando foram feitos quatro disparos contra o portão da residência. Na sequência, eles fugiram a pé para a favela do bairro Salerno, em Sumaré  (SP), no limite entre os municípios. A esposa da vítima estava em casa, mas ninguém ficou ferido.
A PM informou que no local do crime foram encontradas quatro cápsulas deflagradas, e um revólver calibre 38 foi apreendido com o jovem. Segundo a assessoria da Prefeitura de Paulínia, o guarda estava trabalhando no momento dos disparos e não há informações de que ele tenha sido ameaçado antes do fato. O outro suspeito não foi localizado até a publicação.
O caso será registrado no 1º Distrito Policial de Sumaré (SP). A Vara da Infância e Juventude deve decidir se o adolescente cumprirá medida socioeducativa, em virtude do ato infracional. 
Fonte: G1

Justiça do Rio proíbe uso de spray de pimenta por Guarda Municipal, diz MP Medida inclui outras armas não letais, como tasers e cassetetes Segundo MP, objetivo é combater excessos, especialmente contra camelôs.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) obteve uma liminar na Justiça que proíbe o uso de armas não letais por parte da Guarda Municipal do Rio de Janeiro. Segundo informou o MP nesta quarta, a medida proíbe armas não letais como tasers, sprays de pimenta e cassetetes.
A decisão tem por base uma ação civil pública proposta pela 7ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania, ajuizada em junho deste ano pelo promotor de Justiça Rogério Pacheco Alves.
Segundo Pacheco, o objetivo é combater os excessos praticados pelos guardas municipais do Rio, especialmente contra camelôs. "Há um histórico de atos de violência por parte da Guarda Municipal na repressão ao comércio praticado pelos ambulantes. A proibição do uso de armas foi uma sábia decisão do Poder Judiciário", explicou o promotor.
Inicialmente, o pedido de proibição foi indeferido pela 6ª Vara de Fazenda Pública. O MP-RJ recorreu e houve nova decisão, do desembargador Carlos Eduardo da Silva, da 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça.

Guarda de Campinas flagrado em briga entre torcidas será demitido

O guarda municipal de Campinas (SP) flagrado na briga durante o jogo entre Corinthians e Vasco, em Brasília (DF), será demitido nesta quinta-feira (18), segundo comunicado divulgado pela Prefeitura. Raimundo César Faustino, que também é vereador em Francisco Morato (SP) e integrante da Gaviões da Fiel, respondia a uma série de sindicâncias na GM e um relatório da corregedoria pediu a exoneração do servidor nesta quarta (18). Veja vídeo.
De acordo com o documento encaminhado ao prefeito Jonas Donizette (PSB) o guarda foi considerado culpado em pelo menos 10 apurações de atos de indisciplina, entre eles, os de desaparecimento de objetos da corporação, a prática de abuso de autoridade, crime de lesão, entre outros. A exoneração será publicada na edição do Diário Oficial desta quinta.
O relatório também considera a confusão ocorrida na partida do dia 25 de agosto , quando, no entender da Corregedoria, Faustino teria exposto a corporação de forma negativa ao aparecer em rede nacional em confronto com policiais militares. A apuração sobre este fato, entretanto, ainda não foi concluída, já que o guarda ainda não se defendeu das acusações.
Na recomendação de demissão enviada ao prefeito, os corregedores mencionam, ainda, que de 2004 a 2013, o guarda esteve em licença médica por 900 dias, sendo que no dia da briga no Estádio Mané Garrincha, ele estava afastado por problemas médicos.
O G1 tentou contato com Faustino por telefone, mas ele não atendeu e nem respondeu aos recados deixados na caixa postal. A reportagem tentou contato, ainda, no gabinete dele na Câmara de Francisco Morato, sem sucesso. De acordo com a Prefeitura, desde que ele voltou da licença médica, no dia 2 de setembro, ele executava sua função normalmente na central de monitoramento por câmeras da cidade.
Briga
A confusão envolvendo Faustino ocorreu durante o intervalo da partida entre Vasco e Corinthians, no Estádio Mane Garrincha, em Brasília, pelo Brasileirão. Membros de torcidas organizadas do Timão aproveitaram o fato de o estádio não contar com divisórias e invadiram o setor destinado aos vascaínos. Surpreendida, a Polícia Militar teve trabalho para mandar os corintianos de volta ao local onde estavam posicionados.
Os policiais utilizaram spray de pimenta para tentar conter a confusão e alguns torcedores foram feridos. O guarda e vereador aparece em uma das fotos dando um chute contra um militar. À época, ele se manifestou por meio de nota na qual afirmou que envolveu-se na confusão para defender um torcedor da ação de agentes de segurança.
“No meu ímpeto de defesa, só quis que ele parasse de bater no torcedor. Primeiro tentei colocar a mão na frente de uma borrachada, mas ele continuou e sem pensar chutei o policial. Apanhei bastante por esse chute”, escreveu no comunicado. Ele também afirmou no texto que “deveria ter agido de outra forma”.
Fonte: G1