quarta-feira, 29 de maio de 2013

Quadrilha bate carro e é presa em São Paulo

Uma perseguição policial terminou com a prisão de ladrões de carro na manhã desta quarta-feira em Interlagos, zona sul de São Paulo.
Os quatro bandidos, que estavam no veículo, ficaram feridos no acidente / Luiz Claudio Barbosa/Futura Press/Folhapress
Foto: Luiz Claudio Barbosa/Futura Press/Folha Press
Durante patrulha, os agentes encontraram um carro roubado que era ocupado por quatro homens. Quando perceberam a presença dos policiais, os bandidos saíram em fuga.
A perseguição terminou apenas quando o veículo dos ladrões bateu em um poste. Os quatro ficaram feridos e foram levados a um hospital da região.
Assim que receberem alta, eles serão presos e encaminhados ao 11º Distrito Policial, onde o caso foi registrado.
Fonte: Noticias Band

COMISSÃO EXTRAORDINÁRIA PERMANENTE DE SEGURANÇA PÚBLICA

COMISSÃO EXTRAORDINÁRIA PERMANENTE DE SEGURANÇA PÚBLICA EXTRATO DA ATA DA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA COMISSÃO EXTRAORDINÁRIA PERMANENTE DE SEGURANÇA PÚBLICA – 1ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 16ª LEGISLATURA. 
Aos vinte e três dias do mês de maio de 2013, às 12h00, na Sala Sérgio Vieira de Melo, 1º subsolo desta Edilidade, realizou-se a Primeira Reunião da Comissão Extraordinária Permanente de Segurança Pública, sob a presidência do Vereador Ari Friedenbach. Compareceram também os Vereadores Reis, Coronel Telhada, Coronel Camilo, Conte Lopes, Ricardo Nunes e Eduardo Tuma. À abertura dos trabalhos, comunicou o Presidente a Pauta do dia: “Discussão e definição da pauta dos trabalhos da Comissão Extraordinária Permanente de Segurança Pública para o ano de 2013”. O Vereador Conte Lopes requereu que fossem convidados o Comandante-Geral da Polícia Militar e o Inspetor Chefe da Guarda Civil Municipal para relatar as dificuldades que encontraram no policiamento da Virada Cultural. O Vereador Coronel Camilo requereu que fosse convidado o Subprefeito da Sé para esclarecer que providências tomou para garantir a segurança na Virada Cultural. O Vereador Coronel Camilo disse não concordar com o convite ao Comandante-Geral da PM, mas sim ao Comandante da área Centro, responsável direto pelo policiamento da região central. O Vereador Coronel Telhada pediu a palavra e requereu convidar representantes da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda Civil Metropolitana. O Vereador Coronel Camilo requereu que a Comissão apoiasse a votação de Projeto de Lei que trata da aposentadoria especial dos Guardas Civis Metropolitanos. 
O Vereador Coronel Telhada requereu que fosse convidado o Secretário de Segurança Urbana. O Vereador Coronel Telhada requereu que a Comissão formulasse moção de repúdio às estatísticas de criminalidade apresentadas à imprensa pelo Secretário Estadual de Segurança Pública na semana passada. O Vereador Eduardo Tuma apresentou requerimento de três pedidos de informações para diagnóstico da segurança pública na cidade: o primeiro para requerer informações da Prefeitura sobre o efetivo da GCM, seu orçamento anual e investimento nos últimos 3 anos; o segundo para requerer informações do Governo do Estado sobre o efetivo da PM designado para a capital, seu orçamento anual e investimento nos últimos 3 anos; o terceiro para requerer informações do Governo do
Estado sobre o efetivo da Polícia Civil designado para a capital, seu orçamento anual e investimento nos últimos 3 anos. O  Vereador Eduardo Tuma apresentou requerimento de pedido de informações à Prefeitura para que informem sobre o valor gasto com a Operação Delegada nos últimos três anos e estimativas da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão para gasto com a Operação nos próximos três anos. O Coronel Telhada requereu que a Comissão pressionasse pela devolução do PL 534/11, de autoria do Executivo, que trata de pagamento aos Guardas Civis Metropolitanos por atuação em grandes eventos,pois considera os valores muito baixos. O Vereador Coronel Camilo sugeriu que fosse apresentado substitutivo retirando valores e deixando sua determinação a decreto ou portaria. O Presidente requereu que fosse convidado o representante do Ilume para discutir os problemas de iluminação da cidade de São Paulo. O Vereador Eduardo Tuma requereu que fosse convidado o Secretário de Serviços para discutir as deficiências de iluminação da cidade, e que fosse convidado o Secretário de Segurança Urbana para discutir o planejamento de instalação de câmeras de segurança. O Vereador Reis requereu que fosse agendada visita da Comissão ao Secretário Estadual de Segurança Pública
para discutir a violência na Virada Cultural. Requereu ainda que fossem convidados membros dos Sindicatos dos Investigadores de Polícia, dos Escrivães de Polícia, dos Delegados de Polícia, dos Agentes de Polícia, dos Papiloscopistas, dos Peritos, dos Médicos Legistas, do Clube de Oficiais da Polícia Militar, do Centro Social de Cabos e Soldados da Polícia Militar e do Centro Social de Sargentos e Tenentes da Polícia Militar. O Presidente pôs em votação os requerimentos de pedidos de informação de autoria do Vereador Eduardo Tuma, que foram aprovados por unanimidade. O Presidente pôs em votação o requerimento de “convite ao representante do Ilume para discutir a má iluminação da cidade”, que foi aprovado por unanimidade. O Presidente pôs em votação a indicação do Vereador Coronel Camilo para elaborar eventual relatório no final do ano acerca dos trabalhos da Comissão, o que foi aprovado por unanimidade. O Presidente pôs em votação requerimento do Vereador Ricardo Nunes que “requer que a Procuradoria produza estudo acerca das possibilidades jurídicas de se atribuir poder de polícia às Guardas Civis das capitais estaduais”, o que foi aprovado por unanimidade. 
Presidente pôs em votação requerimento do Vereador Reis para que a Comissão visite o Secretário Estadual de Segurança Pública, o que foi aprovado por unanimidade. Nada mais havendo a tratar o Presidente encerrou os trabalhos. Paulo Victor Freire Ribeiro e Marcelo Fidalgo Neves, secretariamos os trabalhos e redigimos esta Ata, que lida e achada conforme segue assinada por todos os membros presentes.

Retrato falado de suspeito de latrocínio

A Polícia Civil divulgou o retrato falado do suspeito de ter assassinado um comerciante, de 50 anos, durante um roubo ocorrido às 12h10 de 20 de fevereiro deste ano, na Rua Miguel Teles Júnior, no bairro do Cambuci, no centro da Capital.
O comerciante sacou R$ 7 mil em uma agência bancária. Ao chegar próximo da empresa onde era proprietário, desceu do veículo Fiat Fiorini e foi abordado por um homem armado, que anunciou o assalto. A vítima foi baleada. O autor dos disparos fugiu na garupa de uma motocicleta.
Durante as investigações, testemunhas e imagens de câmeras de monitoramento auxiliaram na elaboração de retrato falado do suspeito.
A 3ª Delegacia de Repressão a Homicídios Múltiplos do Departamento Estadual de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) prossegue com as investigações. 
Fonte: Fanpage Admiradores da Rota

GCMs de Embu prendem em flagrante 2 acusados de roubar fios de alta tensão

A Guarda Civil Municipal de Embu das Artes prendeu dois acusados de furtar fios de alta tensão no ginásio Municipal Ermínio Espósito no último dia 26. O local tem sido alvo frequente do furto de fios de alta tensão, cujo valor comercial é elevado. Em três dias aconteceram dois furtos e o terceiro só não se concretizou porque a CGM fazia ronda no local e capturou os criminosos em flagrante. Recentemente, criminosos também foram presos furtando esses fios dos postes de iluminação no acesso ao Rodoanel Mário Covas.
ahh450
Cabos de alta tensão ligam refletores do ginásio durante as partidas noturnas; GCM coibiu novo furto.
Foto: Sandra Pereira.
O Boletim de Ocorrência de nº 2283 narra que os guardas  civis Luiz Fernando Moura de Souza, Hélio Souto Lima e Reginaldo da Silva, flagraram Ricardo Damasceno e Jonas Santana Ribeiro cortando os fios que se encontravam dentro de uma tampa de concreto em volta do campo de futebol. Ao perceber a presença dos GCMs os acusados correram para o interior da sala do árbitro onde tentaram se refugiar, sem sucesso.
De acordo com o BO os acusados pularam um muro de cerca de três metros de altura, abriram as tampas de concreto e começaram a cortar os fios com o auxílio de uma serra. Mesmo tendo sido pegos em flagrante os dois acusados negaram o crime e disseram que estavam no local apenas para dormir.
Apesar da negativa de ambos os elementos obtidos durante o flagrante fez com que o delegado plantonista determinasse a prisão de ambos. Ele não arbitrou fiança uma vez que a prisão ocorreu com base no artigo 155 parágrafo 4 do Código Penal Brasileiro.
O acusado Ricardo Damasceno já tem passagem pela polícia e estava sendo procurado pela Justiça. Ambos estão detidos na delegacia central de Embu das Artes aguardando transferência para o Centro de Detenção Provisória.
Fonte: Jornal na Net

PM aumenta efetivo para segurança da Parada Gay deste ano

O contingente da Polícia Militar para garantir a segurança na Parada Gay, que acontece no próximo domingo (2) em São Paulo, será de 1.800 homens, divulgou a corporação na tarde desta terça-feira (28). O número é 50% superior ao do ano passado, quando havia 1.200 policiais no evento. Segundo a PM, o aumento foi decidido por causa da grande quantidade de público esperada.
Em entrevista coletiva nesta tarde, a polícia negou que tenha feito mudanças para o evento devido às ocorrências registradas na Virada Cultural deste ano. Na ocasião, duas pessoas morreram, quatro foram baleadas e seis, esfaqueadas. Também ocorreram 12 arrastões durante os shows. De acordo com a PM, no entanto, "é possível aprender um pouco mais com cada evento realizado".
A polícia diz que distribuirá funcionários à paisana e usará módulos em determinados pontos para aumentar o campo de visão dos profissionais, facilitando tanto a ação quanto a comunicação. A inteligência da PM e diversas câmeras de segurança também irão cooperar com a estratégia, segundo a corporação.
O coronel Ronaldo Simões Rossi, comandante da área central, informou que as atividades da polícia começarão nesta quinta-feira (29). "Um policiamento ostensivo já acolherá o público que vem a São Paulo", disse. No dia do evento, além dos policiais que circularão pelas redondezas e pelas vias onde a manifestação acontecerá, vai haver  91 carros e 39 animais. Terminais ferroviários, metroviários e de ônibus serão também monitorados.
Outros 1.009 agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) vão atuar no evento. O foco da corporação será a proteção e orientação das pessoas no evento, além de coibir o comércio ambulante irregular, preservar o patrimônio público e proteger agentes públicos e moradores de rua no local.
A Parada Gay, que começa às 12h na Avenida Paulista e termina às 18h na Praça da República, passando pela rua da Consolação, se estenderá por mais três horas com um show que ocorrerá após o término da marcha. A polícia diz que irá garantir que tanto as vias quanto o entorno de onde acontecerá o evento estejam cobertos. Para isso, contará com um efetivo trabalhando até as 6h da segunda-feira (3).
Oficiais de comando passaram por treinamento para saber como lidar com o público, para melhorar o atendimento às pessoas, especialmente pela diversidade do público da parada. Além da PM e da GCM) a Rota, o Batalhão de Choque, Rocam e policiais de trânsito participam do planejamento de segurança.
Recomendações ao público
A polícia recomenda que nenhum bem seja exposto. Portanto, celulares não devem ser usados caso não seja necessário. A PM também irá utilizar os trios elétricos para alertar o público sobre  o cuidado com bebidas, crianças,  tumultos, socorristas e outros tópicos, sob o tema "ajude a polícia a ajudar você".

Homens fazem arrastão durante festa de aniversário em pizzaria de SP

Criminosos invadiram uma pizzaria na Vila Mariana na noite de segunda-feira (27) e roubaram 20 clientes que participavam de uma comemoração de aniversário.  Cinco homens entraram na pizzaria e em três minutos recolheram bolsas, carteiras e celulares. Os criminosos ainda pegaram o dinheiro do caixa e fugiram em  um carro  prata, de luxo. 
Este foi o 28º arrastão ocorrido este ano na capital paulista.  Arrastão em restaurante passou a ser considerado roubo especial pela Secretaria da Segurança Pública. Até a semana passada,  a apuração era feita pela delegacia do bairro onde o crime aconteceu.  Este vai ser o primeiro roubo a ser investigado pelo Deic, o departamento encarregado de prender quadrilhas.  
Segundo a polícia, no caso da pizzaria da Vila Mariana, as câmeras de segurança, que poderiam ter registrado o roubo, estavam desligadas.
Quem demorava a entregar os objetos era ameaçado.  Um homem que argumentou ter se casado recentemente quando o criminoso pediu  sua aliança ouviu o criminoso sugerir que trouxessem uma arma para puní-lo.
Os guardas da Guarda Civil Metropolitana (GCM) que ficam em um posto do outro lado da rua só chegaram depois. 
Um publicitário, que não quer ser identificado, foi o último a chegar na festa e o primeiro a levar um susto. "Uma pessoa encostou  no meu ombro. Eu tive aquela reação natural de olhar. Parecia que alguém ia me pedir alguma coisa. Na verdade, ele falou: "todo mundo quieto, é um assalto, passa tudo."

Carga de soja é roubada e motorista feito refém em Boituva

Um caminhoneiro de 49 anos foi feito refém na madrugada desta terça-feira (28) durante roubo de carga em Boituva  (SP). O caminhão que ele dirigia estava carregado com 31 toneladas de soja que foram levadas.
De acordo com a Polícia Civil de Boituva, a vítima dormia em um posto de combustíveis às margens da Rodovia Castello Branco quando foi abordada por dois ladrões armados e encapuzados. A vítima seguia de Nova Maringá (MT) para o Porto de Santos (SP).
Para entrar no veículo, os criminosos arrombaram a porta do caminhão. O motorista foi feito refém e obrigado a ficar deitado com a cabeça coberta em uma cama dentro da cabine do veículo.
Ele disse à polícia que um dos assaltantes assumiu a direção. Após rodarem por várias horas, a vítima foi obrigada a descer do veículo em meio a um matagal. O caminhoneiro ficou mantido refém no local por um dos ladrões enquanto o outro foi embora com o veículo e a carga.
Horas depois, a vítima foi liberada pelo criminoso. Ele então foi até um sítio onde pediu ajuda. Os moradores chamaram a Guarda Municipal que levou a vítima até a delegacia. Durante o trajeto, a equipe da GM localizou o caminhão parado em uma rua da cidade. A carga não foi encontrada, assim como os suspeitos pelo crime.
Fonte: G1