terça-feira, 13 de novembro de 2012

Haddad confirma afastamento dos coronéis das subprefeituras


Ao anunciar os primeiros cinco nomes de seu futuro secretariado, na tarde desta segunda-feira, no escritório sede da transição, Fernando Haddad (PT) confirmou o fim do legado dos coronéis nas subprefeituras.
Ao longo da atual gestão, Gilberto Kassab (PSD) nomeou coronéis da reserva da Polícia Militar para os cargos de subprefeitos em São Paulo.
O tema gerou muita discussão, sobretudo durante as eleições, dentro do tema descentralização administrativa, já que os coronéis não seriam necessariamente pessoas ligadas às regiões em que foram nomeados.
Haddad disse que “será uma nova equipe” e que o perfil dos novos subprefeitos ainda será discutido para que se possa chegar aos nomes.
Após núcleo duro 'técnico', Haddad vai colher indicações de partidos para secretariado
Prefeito eleito de São Paulo nomeou hoje titulares de secretarias que vão 'viabilizar o governo' e agora pretende exigir de aliados que indicações sejam
 feitas com base em resultados.
Segundo Haddad, para cada secretaria há um perfil mais adequado. “Haverá uma pluralidade e vamos ser muito criteriosos, escolhendo a melhor pessoa para aquela pasta”, disse. A expectativa é que até 30 de novembro a maior parte dos secretários já tenha sido nomeada. “Justamente para permitir que os novos secretários tenham tempo para fazer uma transição sem descontinuidade, que a cidade tenha uma transição tranquila”, afirma.
Haddad recordou que serão criadas duas novas pastas, a Secretaria de Mulheres e a de Promoção da Igualdade Racial, promessas apresentadas durante a campanha. Nas subprefeituras, comandadas em sua maioria por ex-coronéis da Polícia Militar, o PT terá novas equipes. Será definido primeiro um modelo de descentralização das subprefeituras para depois definir quem vai ocupar os cargos.

Fonte: Facebook/Fernando Haddad Prefeito
Veja mais em

Pelotão do PCC anda livre pela Zona Leste‏


O Setor de Inteligência da Polícia Militar mapeou 116 integrantes do PCC que moram ou atuam na Zona Leste da capital.
Os criminosos são considerados de alta periculosidade e circulam livremente pela cidade.
Segundo o Ministério Público, os membros da facção criminosa já estiveram presos, mas foram beneficiados por saídas temporárias e não retornaram à prisão.
A cúpula da Polícia Civil também teve acesso ao documento e identificou importantes criminosos na lista. Entre eles estão traficantes, assaltantes, homicidas e sequestradores.
O levantamento feito pela PM foi realizado em junho deste ano, no mês seguinte ao início da onda de violência na qual policiais militares começaram a ser executados. Só neste ano são 90 PMs assassinados.
A periferia da cidade registrou uma explosão de homicídios após as mortes dos policiais. Setembro de 2012 teve aumento de 103% no número de assassinatos registrados em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Ontem, o DIÁRIO revelou o poder de comunicação dos comandantes do PCC. Até oficiais da PM são alvo dos ataques e estão na mira dos criminosos. Apesar de sigilosa, a relação com nomes dos bandidos já circula por e-mail entre policiais civis e militares. O Comando da Polícia Militar foi procurado pela reportagem desde sexta-feira para comentar o conteúdo e o vazamento da lista, mas até o fechamento desta edição não havia se manifestado. A PM também não informou se algum dos 116 foragidos foi recapturado desde a elaboração do relatório.
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o secretário estadual da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, negam que o PCC seja uma organização criminosa com força dentro e fora das cadeias. Ferreira Pinto já chegou a afirmar que a facção se resume a 30 homens, todos,  segundo ele, presos.
No final da semana passada o Ministério Público pediu a transferência de líderes do PCC para presídios federais  sob alegação de que o estado não tem condições de garantir o isolamento dos chefes da facção.
Investigação da Polícia Federal comprovou que três presos comandavam ações ligadas ao tráfico internacional de drogas pelo celular de dentro da cadeia.
Encaminhado por
Ana Paula Mendrone
Diretora de Comunicação
Sindguardas-SP
Ariovaldo dos Santos Buso
Comandante Regional
Inspetoria Regional Casa Verde

Prefeito eleito Fernando Haddad anuncia seus primeiros secretarios


Haddad anuncia os primeiros nomes de seu secretariado
Foram anunciados cinco secretários para a gestão de Fernando Haddad em São Paulo. As pastas são: Governo (SGM), Finanças (SF), Negócios Jurídicos (SNJ), Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPLA) e Desenvolvimento Urbano (SMDU).
Na tarde desta segunda-feira, o prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou os cinco primeiros secretários de sua gestão. As pastas são Governo (SGM), Finanças (SF), Negócios Jurídicos (SNJ), Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPLA) e Desenvolvimento Urbano (SMDU). 
Antonio Donato Madormo foi indicado para a pasta de Governo; Marcos de Barros Cruz, para Finanças; Luís Fernando Massonetto, para Negócios Jurídicos; Leda Paulani, para Planejamento, Orçamento e Gestão; e Fernando de Mello Franco, para Desenvolvimento Urbano.
Abaixo os perfis dos indicados.
SECRETÁRIO DE GOVERNO – SGM
Antonio Donato Madormo, 52 anos, nasceu em São Paulo e é administrador de empresas. Atual presidente do Diretório Municipal do PT de São Paulo, foi o coordenador-geral da campanha de Fernando Haddad à Prefeitura. Em outubro passado foi reeleito para o terceiro mandato consecutivo de vereador no Legislativo paulistano. Na gestão Marta Suplicy, atuou na Secretaria dos Transportes e, em seguida, como assessor especial do Gabinete da Prefeita. Compôs o grupo responsável pelo projeto de descentralização administrativa que deu origem à Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e à criação das 31 subprefeituras existentes hoje na cidade. Foi secretário das Subprefeituras em 2003, ano de criação da pasta.
SECRETÁRIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO – SEMPLA
Leda Maria Paulani, 58 anos, professora titular do Departamento de Economia e da Pós-graduação em Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), onde se graduou em Economia. Foi assessora da Secretaria de Finanças do município de São Paulo entre 2001 e 2003. Livre-docente pela FEA, possui doutorado em Teoria Econômica pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (IPE-USP). É pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). De 2004 a 2008 foi presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP).
SECRETÁRIO NEGÓCIOS JURÍDICOS – SNJ
Luís Fernando Massonetto, paulistano, 35 anos, é advogado e doutor em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), foi, no ministério da Educação, chefe de gabinete da pasta (2006 a 2008) e secretário de Regulação da Educação Superior (2011 e 2012). Na gestão Marta Suplicy, foi chefe de gabinete da Secretaria de Negócios Jurídicos (2003 e 2004) e chefe da assessoria técnica da Secretaria de Finanças (2002 e 2003). Também foi Gerente Corporativo Institucional da Companhia Siderúrgica Nacional (2009 a 2011).
SECRETÁRIO DE FINANÇAS – SF
Marcos de Barros Cruz, 37 anos, é sócio da McKinsey & Company, onde trabalha desde 1999, e tem mais de 14 anos de experiência em consultoria de gestão e estratégia. Foi responsável pela implementação de iniciativas de aprimoramento de gestão e de reorganização interna na Casa Civil da Presidência da República, por meio do Câmara de Gestão, Desempenho e Competitividade (CGDC), na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, no Governo do Estado de Minas Gerais e na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. É ligado ao Movimento Brasil Competitivo (MBC). Em 2001, atuou como consultor voluntário para o desenvolvimento do plano de negócios para cooperativa de produtores rurais em Moçambique, na África. É formado em Engenharia Elétrica (1998) pela Unicamp (Universidade de Campinas), com MBA pela Insead (França, 2004). Barros Cruz não pôde comparecer ao anúncio desta segunda-feira por motivo de viagem pré-agendada. Para assumir o cargo, ele deixa de ser sócio da consultoria McKinsey & Company.
SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO URBANO – SMDU
Fernando de Mello Franco, 48 anos, é arquiteto e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), com ampla experiência em urbanismo e infraestrutura urbana. É curador do URBEM (Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole) e sócio-diretor do escritório MMBB Arquitetos. Ex-professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia da USP São Carlos (1992 a 2005), também foi professor visitante na Universidade de Harvard (2009). Em 2007, venceu o Best Entry Award da 3ª Bienal Internacional de Arquitetura de Roterdã, da qual viria a ser membro do grupo curador em sua 5ª edição (2012).