sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Guarda de Porto Alegre comemora 120 anos



A Guarda Municipal comemora 120 anos de fundação. Criada em 1892, no ano seguinte fica adida à Brigada Militar do Estado. Em dezembro de 1957, passa a Setor de Guardas, subordinado à Seção de Fiscalização do Departamento de Limpeza Pública, extinto em 1959. Surge, então, o Serviço da Guarda Municipal, subordinado à Secretaria do Governo Municipal (SGM), para proteger o patrimônio público: escolas, postos de saúde e repartições. Com a criação da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Urbana, em 2002, que assume a Guarda Municipal, a corporação recebe novas atribuições. Nos últimos quatro anos a renovação foi total, e, hoje, a Guarda Municipal tem treinamento, capacitação e constante modernização. Representou o Brasil nos Estados Unidos (EUA) como referência nacional em patrulhamento escolar. A Guarda Municipal está dividida em 10 áreas de atuação, com vigilância móvel em patrulhas 24h por dia, além de Grupamento Especial Motorizado e Grupo de Apoio Operacional.
A troca de faixa salarial, em abril deste ano, alterou as identificações dos códigos e as especificações das classes dos cargos de provimento efetivo dos guardas municipais, estabelecidas pela Lei nº 11.252. A instituição ganhou nova sede com garagem, na avenida Padre Cacique, e festeja a entrega de computadores para as sedes das Áreas Regionais. O centro de treinamento com academia e espaço para cursos, recebeu móveis e equipamentos novos. Além disso, a Guarda Municipal adquiriu, com recursos próprios da secretaria, este ano, dez novas viaturas para patrulhamento e duas motos de 700 cc para escolta de autoridades. Atualmente, conta com 41 veículos operacionais e 24 motocicletas. Em dezembro, quando concluído o curso para uso das 80 armas Taser recém-adquiridas, a corporação começará a frequentar aulas de inglês e espanhol, já com os olhos voltados à Copa do Mundo de 2014.
Secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana

GCM e PM prendem um por roubo e descobrem desmanche em Itapecerica



Um roubo de veículo com retenção de vítima, na manhã da última quarta-feira, dia 7, terminou com a prisão de João Guilherme Amaral Oliveira, de 23 anos, e ainda um galpão, que servia de desmanche de veículos, desmantelado na cidade de Itapecerica da Serra. Guardas municipais do ROM descobriram o desmanche, na estrada Egídio Marco, e a polícia militar prendeu o acusado, em meio a um matagal também em uma estrada, a Potiguar, no bairro Potuverá.
Os guardas Cândido e Douglas receberam a denúncia da existência do desmanche e chegando ao local, localizaram o microônibus roubado, com a parte da frente parcialmente desmanchada e as peças em cima de uma mesa. Os acusados conseguiram fugir.
O veículo roubado foi rastreado pela equipe de apoio tático e localizado no desmanche. Durante busca pela mata, o cabo Graziano e soldado Palmeira prenderam um dos acusados, na rua os outros dois conseguiram fugir. Nenhuma arma foi encontrada.
As vítimas, uma jovem de 26 anos e seu filho de apenas 9, foram liberados próximo ao Terminal do Jardim Jacira. Mãe e filho ficaram reféns de três criminosos, um deles armado, por volta de 40 minutos. Ela contou que eles diziam que só queriam o veículo e não iam fazer mal a eles.

A ocorrência de flagrante de roubo (artigo 157 do Código Penal Brasileiro) foi registrada na Delegacia da cidade. E o acusado, já com passagem por tráfico de entorpecente e reconhecido pela vítima, ficou a disposição da justiça.
A ocorrência recebeu o apoio da viatura M-109 composta pelos soldados Marcílio e Felipe Mathias.
Fonte: http://www.jornalnanet.com.br