sábado, 20 de outubro de 2012

Oitavo GCM conclui o Curso de Força de Paz "Observador Militar"



O Subinspetor de Guarda Municipal CARLOS HENRIQUE SACRAMENTO DOS SANTOS, o Subinspetor "S.Santos" da GM Rio, concluiu com louvor o Curso de Observador Militar - ONU, matriculado no inicio de 2012, após longa jornada de estudos e reflexões, contatos com a Direção do Programa "ELPLAC" que forma operadores de Segurança Pública e Forças Armadas para missões da ONU, conseguiu realizar a última prova do Curso e finalizar com nota igual a 88,0, os caminhos para chegar a esse momento da prova final não foram fáceis, sou testemunha da busca incessante do Subinspetor S. Santos para que pudesse concluir seu Curso, e o fez com louvor e méritos que devem ser destacados.
A Organização das Nações Unidas mantêm ao redor do mundo operações de Força de Paz, que são responsáveis pelo restabelecimento e manutenção da Ordem Pública em locais assolados por guerras, guerrilhas e eventos críticos, os integrantes são reconhecidos pela característica cobertura na cor azul claro, são chamados de "Blues Berets", serviço de natureza essencial de alta relevância pública e humana é patrocinado pela ONU, atualmente são 16 conflitos localizados, distribuídos ao redor do nosso planeta, os casos mais emblemáticos é a guerrilha na Síria no Oriente Médio que está assolando o país e o pós guerrilha em Moçambique na Africa onde a população tem sofrido muito.
Fato interessante é o Programa "ELPLAC" do P.O.T.I e do D.P.K.O. da O.N.U. reconhecerem de forma ampla que as funções desempenhadas por Guardas Civis Municipais/Guardas Municipais são de natureza policial e se encaixam perfeitamente dentro do conceito de "GENDARMARIA", dispensando o GCM/GM inclusive das taxas administrativas de aproximadamente U$ 260,00 para acesso aos conteúdos dos seus Cursos (Todos eles voltados para Operações de Força de Paz e Ajuda Humanitária).
O Subinspetor S.Santos é lotado atualmente no 1º Grupamento Especial de Trânsito da GM RIO, motivo de orgulho de sua Corporação, possui atividades de forte relevância, atuando como Instrutor no Curso de Formação de Pessoal, possui extenso currículo profissional com formações em diversos segmentos do conhecimento, é o Subcomandante do GET (Grupo Especial de Trânsito), sendo também um dos responsáveis pelo Núcleo de Inteligência daquela Guarda Municipal, é formado em Gestão de Recursos Humanos pela renomada Faculdade Castelo Branco, serviu no 1º Batalhão de Guardas (Batalhão do Imperador) na cidade do Rio de Janeiro, possui sangue militar correndo nas veias, idealista, pessoa de vanguarda, exemplo a ser seguido
Certificado emitido e validado pelo P.O.T.I
Oficiei ao Coronel Lima Castro, Inspetor Geral da GM RIO, (O Cel PM Lima Castro também é Boina Azul da ONU), ao Sr. Prefeito Eduardo Paes e ao Comandante do GET, dando conta da conclusão do Curso pelo Subinspetor S.Santos, tal fato deve ser ressaltado e ter toda consignação de elogios pela conduta, pela nota alcançada e em especial pelo esforço para realização e conclusão do referido Curso, que certamente agrega valores ao profissional e a Corporação em sí, em um universo de mais de cem mil profissionais somos apenas oito com essa importante qualificação.
Parabéns meu caro Sacramento, concito que faça outros cursos, inclusive aqueles de língua Inglesa, quanto mais nos preparamos mais fácil fica para quebrar as barreiras e vencer os estigmas.
Elvis de Jesus
Inspetor da GCM
São José dos Campos SP

Centro de Formação em Segurança Urbana da Guarda Civil Metropolitana recebe Certificação de Qualidade ISO 9001


Por Altair Daniel Dias*
PREZADOS AMIGOS 
É com grande prazer que comunico a V.S.ª que o Centro de Formação em Segurança Urbana - CFSU de São Paulo, após rigorosa auditoria de nosso Sistema de Gestão de Qualidade, realizada por auditor externo da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, durante o período de 05 a 17 de outubro. Foi nesta data, de maneira pioneira entre as Guardas Municipais, indicada para a Certificação de acordo com a NBR ISO 9001:2008, com o escopo “Formação e Aperfeiçoamento em Segurança Urbana".
Este fato engrandece a todos os Guardas Civis Municipais, pois somos a primeira Guarda Civil do país a ser certificado com o ISO 9001-2008.
Felicidade maior a minha, pois foi esta missão a mim incumbida para conduzir este processo como representante da administração RD, e neste caso responsável pela implantação da gestão de Qualidade o que muito me orgulho concretizando com esta certificação.
Porém não se conseguiria nada sem uma equipe unida, comprometida e companheira como tivemos e faço questão de elogiar GCMFS Erika Genaro, Evelin Viana e Alessandra Amorim, e a todos do Centro de Formação em Segurança Urbana, QUE SE EMPENHARAM DE TODAS AS FORMAS PARA NOSSA CERTIFICAÇÃO.

ALTAIR DANIEL DIAS*
INSPETOR DA GCM
Chefe do Nucleo Técnico de Avaliação e Aprendizagem
do CFSU/SP
TUTOR MÁSTER SENASP/MJ
Parabéns do Blog
Parabéns ao Centro de Formação de Segurança Urbana ( Através de seus servidores que não medem esforços ) que ao longo dos anos vem fazendo o melhor para a instituição, pois já foi chamado de Departamento de Ensino ( DE ), e que agora no chamado CFSU.
Parabéns ao Inspetor Altair Daniel Dias, por ter realizado uma missão nada fácil , pois sabemos que em qualquer instituição pública há e haverá sempre dificuldades, e vindo da Guarda Civil Metropolitana isso se torna mais dificil ainda. 
Como diz uma frase conhecida do filme Tropa de Elite " Missão dada, é Missão Cumprida " e o Inspetor soube realizar esta missão com maestria.
Parabéns.
Links de como obter o ISO para sua Instituição

Guardas municipais são agredidos por recrutas do Exército no Terminal.



Uma briga envolvendo agentes da Guarda Municipal (GM) e do Exército deixou um GM ferido na tarde desta sexta-feira. A confusão foi registrada no Terminal Central onde dois guardas faziam a segurança. O fato foi filmado pelas câmeras de segurança. Um dos agressores foi encaminhado à delegacia.
Segundo o gerente de trânsito e transporte da ASTC, Thiago Fagundes, cerca de 20 homens, dos quais oito eram militares, agrediram os dois guardas municipais.
“Um deles teve que ser levado para o Hospital São José com um corte profundo na cabeça”, comenta ele.
Segundo Fagundes, a confusão teria iniciado após uma abordagem à um militar no banheiro do terminal.
“Sempre há, pelo menos, dois guardas que fazem a segurança no terminal. Mesmo assim algumas pessoas utilizam o banheiro para fazer o uso de drogas. Ao perceberem que havia alguém com um cigarro de maconha no banheiro, os guardas foram fazer a abordagem e tratava-se de um recruta do exército que não aceitou ser revistado, iniciando a confusão”, conta Fagundes.
De acordo com ele, a Guarda Municipal tem autonomia para fazer abordagens, independente de quem seja a pessoa.
“Já há um caso sendo investigado na ASTC. Uma outra vez um militar, sem estar em serviço, tentou entrar no terminal sem pagar a passagem e foi impedido pelos guardas municipais. Ele gerou uma confusão causando uma pequena rixa entre a GM e os militares”, ressalta Fagundes.
GM denuncia falta de segurança
O fato registrado no início da tarde desta sexta-feira levanta uma nova polêmica e reacende a insegurança a quais os guardas municipais convivem diariamente. Segundo a GM, o único equipamento para segurança que tem ainda falta para o restante dos agentes.
São três cassetetes para 45 guardas municipais que atuam em toda cidade. Colete balístico, que foi adquirido em 2011, ainda não veio. Os poucos sprays de pimentas foram comprados com recursos próprios dos agentes, ou que vieram de amostra grátis por um fornecedor que foi oferecer na Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes (ASTC) de Criciúma.

Compra de películas
“Até películas nos veículos da GM saíram do nosso próprio bolso. Estamos numa situação bem complicada. Uma paralisação não está descartada”, denunciou um agente.
O medo dos guardas está relacionado diretamente ao próprio risco de morte, por represálias, já que, além de atuar na orientação do trânsito, eles também realizam conduções relacionadas à Segurança Pública, e não tem acesso ao uso de arma de fogo, como a maioria da GM a nível nacional.
Em 10 de fevereiro do ano passado, o guarda municipal, Marcelo Goulart Silva, 33 anos, foi assassinado em Tubarão.
A Tribuna já reportou reivindicações
Em janeiro deste ano, após um ano de atividade da GM, o jornal A Tribuna trouxe uma reportagem sobre as reivindicações da categoria.
Coturno, spray de pimenta, algemas e até coletes balísticos tiveram que ser desembolsados pelos próprios agentes, que, não diferente dos outras corporações de Segurança Pública, também são ameaçados.
Somente no ano passado, foram mais de 600 ocorrências atendida pela GM na cidade em relação à segurança. Desacato, uso de entorpecentes e até apreensão de arma de fogo já foram registradas.
Em abril deste ano, dois guardas municipais ficaram na mira de um jovem armado, que invadiu o Posto 24 Horas do Bairro Boa Vista.

Comerciante é condenada após tentar subornar guardas civis em SP

Uma comerciante foi condenada a prestar serviços comunitários após tentar subornar agentes da Guarda Civil Municipal em São Paulo.
A mulher ofereceu R$ 950 para que dois guardas não vistoriassem sua loja, que continha produtos falsificados.
A comerciante foi presa e condenada a cumprir pena de dois anos de reclusão em regime aberto, além de pagar dez dia-multa, no valor de 3% do maior salário mínimo vigente na época do crime.
Por não ter antecedentes criminais, a pena de reclusão foi revertida em serviços comunitários.

Guarda Municipal de Pelotas recebe cinco novas viaturas


O prefeito Adolfo Antonio Fetter entrega oficialmente cinco novos veículos à Guarda Municipal (GM) nesta sexta-feira, 19, às 11h30, no Largo Edemar Fetter. Os carros irão integrar a frota de patrulhamento da Guarda Municipal.
Segundo o comandante da Guarda Municipal, Ladislau Lopes Neto, o investimento será de R$ 340 mil. “Este lote integra um montante de R$ 1,77 milhão, oriundos do Ministério da Justiça, para o reaparelhamento da Guarda Municipal em diversas áreas”, diz.
Além desses cinco veículos, ainda serão adquiridos mais dois  veículos sedans, um micro ônibus de 27 lugares, cinco veículos camionetes e dois veículos picapes. Com esses investimentos a Guarda Municipal passará a atuar com efetivo de 279 guardas e 39 viaturas, sendo 14 motocicletas e 25 automóveis. 
Mais do que aumento da frota, os investimento para a Guarda Municipal envolvem equipamentos de segurança individual (EPIs), academia de treinamento, estrutura administrativa, câmeras de segurança entre outros.
Fonte: http://www.pelotas.rs.gov.br 

Campanha nacional de ajuda ao Guarda Bueno exonerado em retaliação a luta por melhorias em Belo Horizonte



Bom dia meus caros amigos.
Ontem tivemos um notícia muito ruim. Nosso amigo Pedro Bueno foi exonerado do seu cargo de Guarda Municipal de Belo Horizonte pelo então prefeito reeleito Marcio Lacerda. Exoneração esta feita por pura perseguição aos trabalhos feitos pelo Bueno a frente do Sindguardas-MG, onde foram feitas várias denúncias de irregularidades na GMBH. Não podemos deixar mas este fato passar em branco.
Depois de participar de uma eleição típica de países sem democracia, onde recusou a propaganda de TV, rádio e material de campanha por não aceitar que sua imagem fosse ultrajada, onde só seria exibida nestes meios de comunicação se vinculada ao atual Prefeito, por imposição da legislação eleitoral, contando apenas com os amigos colaboradores e após 7 notificações do MP eleitoral, atravancando nossa campanha, vencemos, mesmo não sendo eleito, receber o apoio de 3494 pessoas, reafirmo somos "VITORIOSOS" e isto só poderia ocorrer com a graça de Deus. 
Depois de fazer uma visita ao nosso amigo Bueno ontem, percebi que ele irá precisar de muita ajuda neste momento difícil. Não é fácil perder o seu único rendimento da noite pro dia. 
Mesmo com a sua exoneração ele só fala em ajudar a nossa categoria pensando na coletividade. 
Então é a hora da nossa categoria demonstrar apoio ao nosso amigo Bueno para que ele possa se reerguer e ter forças para continuar a sua luta. 
Peço com muita humildade a colaboração no valor que você puder doar para que possamos ajudar ao Bueno a manter pelo menos as suas necessidades básicas até que este período crítico se resolva. Eu tenho certeza que a justiça não irá falhar neste caso e irá reintegra-lo a corporação.
Com um pouco de cada um, podemos ajudar quem sempre está nos ajudando. 

Abraços e saudações Azul Marinho
GM - Remato Aguiar
Bueno pode contar com o apoio do BLOG DO GCM BRITO