quarta-feira, 27 de junho de 2012

Estejam atentos quando do patrulhamento nas ruas.

Atualização
Douglas de Brito Silva.
Adilson Almeida Santos.
Adrilson Almeida Santos.
Estes já foram presos pela policia, mais isso não quer dizer que devemos descuidar de nossa segurança pessoal, e no patrulhamento nas ruas, estejam atentos, pois você poderá se deparar com esses elementos que ainda estão a solto e com certeza resistirão a prisão.

Guardas Civis Metropolitanos do Comando Operacional Sul são homenageados em reconhecimento de seus atos profissionais e conduta pessoal

No último dia 21/06, Guardas Civis Metropolitanos, integrantes das Unidades do Comando Operacional Sul foram homenageados com a concessão de Diplomas de Mérito Pessoal e Láureas de Reconhecimento, entregues no auditório do CEU Cidade Dutra.
Foto: Guty Comunicação/SMSU
Instituída em 2009, a homenagem é concedida aos integrantes da Guarda Civil Metropolitana que, por seus atos enaltecem a Corporação e desempenham trabalhos de grande importância na área da segurança. Os homenageados com as Láureas de Reconhecimento este ano foram: Inspetor Samir Gabriel Pedraça, Classe Distinta Helison Amadei de Barros, Classe Distinta Edison Sarti Viana, Classe Distinta Jailson Moura da Silva, GCM José Rinaldo Fidélis Moreira, GCM Deusdedite da Silva Ferrari, GCM Aníbal Martins Lima, GCM Waldeci Bento da Silva, GCM Erondi Bezerra dos Santos e GCM’f Ecinéia Santos Souza.
Foto: Guty Comunicação/SMSU
Os Diplomas de Mérito Pessoal também premiaram os integrantes da Guarda Civil Metropolitana que, entre outras características, demonstraram senso de responsabilidade, assiduidade, trabalho em equipe, disciplina, estabilidade emocional, lealdade, pontualidade, entusiasmo e dedicação ao trabalho. Foram eles: Inspetor Richardo Soares Mariano, GCM Gilvan Guimarães dos Santos, GCM Anderson Rodrigues, GCM’f Susana Teixeira, GCM’f Soraya Alves de Magalhães, GCM Gilberto Amélio de Freitas e GCM Orlando Bento de Souza.
Foto: Guty Comunicação/SMSU
A solenidade contou com apresentação do Coral da Guarda Civil Metropolitana e a presença do Secretário-Adjunto da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, Ailton Brandão, do Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana, Inspetor Joel Malta de Sá, dos Comandantes Operacionais das regiões Centro, Centro-Oeste e Sul, além da Gestora do CEU Cidade Dutra, Sra Andrea Rodrigues Gaspar, da Delegada Titular da 6ª Delegacia da Defesa da Mulher, Dra Izilda Cristina Vidoeira e  familiares dos GCMs.

Foto: Guty Comunicação/SMSU
Fonte: Blog: www.secretariadesegurancaurbana-oficial.blogspot.com

Um dos idealizadores da GCM visita Central de Telecomunicações da corporação

No encontro na sede do Comando Geral da Guarda Civil Metropolitana - localizado na Rua General Couto de Magalhães, Nova Luz -, na tarde desta sexta-feira 22/06, Renato Tuma que estava acompanhado do filho Eduardo Tuma, conheceu as instalações da Central de Telecomunicações e Videomonitoramento (CETEL) da Guarda Civil Metropolitana, Sala de Situação, Central Rádio Comunicação 153 e Despacho. Na oportunidade, o diretor da CETEL Inspetor Paulo Rogério de Souza fez uma breve apresentação sobre a Guarda Civil Metropolitana, subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Urbana. Ele falou dos seis programas que a corporação atua (Proteção Escolar; Proteção Ambiental; Proteção ao Patrimônio Municipal; Proteção aos Agentes Públicos; Controle do Espaço Público e fiscalização do Comércio Ambulante e Proteção às Pessoas em Situação de Risco). Também foram destacadas outras ações como: Campanha do Desarmamento, operações do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança, Operação Defesa das Águas, Salas de Mediação de Conflito, entre outros. Além disso, foram apresentados os investimentos que a Secretaria Municipal de Segurança Urbana realizou em equipamentos, tecnologia, pessoal e cursos de aperfeiçoamento. 
Foto: Marcelo Ulisses/Comunicação SMSU
Estiveram presentes o Comandante Geral da GCM, Joel Malta de Sá;   o Subcomandante Hamilton Ananias; o Superintende de Planejamento (Suplan) Dalmo Luiz Coelho Alamo; representando a Superintendência de Operações, Rubens Trapiá e representando o Gabinete do Comando Euclides Conradim.
Foto: Marcelo Ulisses/Comunicação SMSU

O Comandante Joel Malta de Sá agradeceu ao Renato Tuma a criação, cuidado e respeito à GCM. “A nossa Guarda tem sido modelo para as demais do país. É um orgulho estar no comando da corporação e receber uma das pessoas que participou da sua criação”, ressaltou.
Após a apresentação e receber uma homenagem (vídeo com fotos, imagens da GCM e entrevista concedida à Assessoria de Imprensa e Comunicação da SMSU), do Comandante da GCM, Renato Tuma falou sobre a criação da Guarda Civil Metropolitana. Emocionado, discorreu sobre fatos da história da corporação. “Sinto-me honrado de fazer parte da história da GCM, essa corporação que tenho orgulho de constatar que evoluiu tanto no decorrer dos anos e que presta relevantes serviços à sociedade paulistana”, destacou.
Já Eduardo Tuma afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho que seu pai iniciou, participando da criação da GCM. “Defendo com veemência o trabalho da corporação”. 

Foto: Marcelo Ulisses/Comunicação SMSU

CETEL
A Central funciona desde 2006 no local e é interligada ao sistema operacional da Polícia Militar e à CET, SPTrans, SAMU, Corpo de Bombeiros e outros órgãos da Prefeitura. Ela recebe cerca de 2.500 chamadas diárias pelo telefone 153 e monitora 1.400 câmeras de vídeo (próprias e compartilhadas) espalhadas pela cidade, que abrangem o centro expandido, o parque Ibirapuera e outros locais estratégicos, como praças, pontes, cemitérios, escolas e ruas e avenidas de grande movimentação.

Guardas Civis Metropolitanos do Comando Operacional Leste são homenageados em reconhecimento de seus atos profissionais e conduta pessoal


Em 22/06, Guardas Civis Metropolitanos, integrantes das Unidades do Comando Operacional Leste foram homenageados com a concessão de Diplomas de Mérito Pessoal e Láureas de Reconhecimento, entregues no auditório da Subprefeitura Penha.
Instituída em 2009, a homenagem é concedida aos integrantes da Guarda Civil Metropolitana que, por seus atos enaltecem a Corporação e desempenham trabalhos de grande importância na área da segurança.
Os homenageados com as Láureas de Reconhecimento este ano foram: Classe Distinta Lucia Santos Machado Simões, Classe Distinta Sérgio Murilo da Silveira, GCM Rogério Alves Pedrosa, GCM Vagner José Fellippe, GCM Maurício Magalhães, GCM Aguinaldo Dourado de Souza, GCM Sílvio Ribeiro Prates, GCM Rubens Floriano Campos. GCM’f Eliana da Conceição Oliveira e GCM Adilson Dantas de Souza.
Os Diplomas de Mérito Pessoal também premiaram os integrantes da Guarda Civil Metropolitana que, entre outras características, demonstraram senso de responsabilidade, assiduidade, trabalho em equipe, disciplina, estabilidade emocional, lealdade, pontualidade, entusiasmo e dedicação ao trabalho. Foram eles: Inspetor Bruno José Rodrigues, Inspetora Gracia Correia Lima, Classe Distinta Rogério de Jesus Alves, Classe Distinta Antonio Carlos dos Santos, GCM André Marcelo Marcolino Ferreira, GCM Manoel Basílio, GCM Marcelo Paulo da Silva, GCM Emerson Roberto de Jesus e GCM’f Eliane de Almeida Assunção.
A solenidade contou com a presença do Secretário-Adjunto da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, Ailton Brandão, do Superintendente de Operações da Guarda Civil Metropolitana, Inspetor Marcus Rós Moreira, do Subprefeito da Penha, Eduardo José Felix de Oliveira e familiares dos GCMs.
Fotos: Marcelo Ulisses

Secretaria Municipal de Segurança Urbana PIORA O QUE JÁ ERA RUIM

A portaria 242 conseguiu ser pior do que a 221

Depois de editar e suspender a portaria 221, a SMSU consegue provar que não há nada ruim que a administração não consiga piorar. Foi o que ela fez com a portaria 242. Conseguiram inventar a escala de 13X35. O pior é que todos estes ataques aos direitos dos trabalhadores da GCM são feitos sob o olhar complacente e omisso do comando da Guarda, que vê a corporação ser tratada como empresa de vigilância e nada faz. Nós não vamos ficar como o nosso comando avestruz com a cabeça enfiada no buraco fingindo que está tudo bem, vamos dar a resposta a mais uma tentativa de desmotivar os trabalhadores da GCM.
Os nossos advogados estão tomando as medidas jurídicas necessárias para buscar na justiça a solução para este autoritarismo sem limite, o Secretário não pode inventar jornada de trabalho 13x35 ao seu bel prazer, se no alto comando o silêncio é uma realidade a nossa atitude será de gritar e escancarar mais uma vez o autoritarismo da gestão nefasta do atual governo para com os profissionais da GCM.
Entendemos que esta portaria além de ilegal é impraticável, por isso enquanto buscamos uma solução jurídica para reverter este abuso é importante que você GCM siga as seguintes orientações:
• Só assuma o serviço depois de assinar o horário de entrada na Folha de Freqüência Individual. A FFI funciona como se fosse o cartão de ponto, portanto deverá ser assinada no horário de entrada, saída para o almoço/janta, retorno do almoço/janta e saída do trabalho.
• Ao assumir o serviço verifique com o encarregado da equipe qual será o seu horário de almoço/janta;
• Caso esteja escalado em viatura nunca deixe o talão aberto durante o seu horário de almoço/janta;
• Nas operações e apoios o procedimento deverá ser o mesmo;
• Nos casos em que só exista uma viatura com talão aberto, orientamos a todos a registrar no livro do plantão o horário estabelecido para almoço ou janta para evitar que caso algum munícipe solicite apoio, você não seja acusado de omissão. Sugerimos ainda que usufrua a hora que lhe foi estabelecida fora da unidade;
• Aos GCM’s que estiverem em posto a pé segue a orientação para que no horário de almoço/janta, que deverá ser previsto em escala pelo chefe da unidade, o GCM retorne a sua unidade e faça constar na FFI, que deverá estar em local acessível, à hora que esta saindo para o almoço e no retorno faça o apontamento novamente. Lembre-se que o seu horário de refeição se inicia e se encerra com a assinatura na FFI, portanto o tempo de deslocamento entre o posto de serviço e a unidade não deverá ser computado como horário de almoço;
• Como a portaria estabelece que o horário de almoço não é remunerado este horário é seu, para fazer o que quiser, ir almoçar onde quiser.
Tenha certeza de que estamos unidos na luta em defesa dos trabalhadores da Guarda Civil Metropolitana, e que no momento adequado os que se acovardaram terão que se explicar, pois nada é eterno faltam menos de 189 dias para este governo acabar e devemos sonhar com dias melhores para por fim a mediocridade que tenta acabar com nossa instituição.
Estamos organizando uma manifestação em frente ao Gabinete do Prefeito para fazermos um panelaço. Vamos levar marmitex para comermos em frente ao gabinete e denunciarmos para a população paulistana esta aberração que é a portaria 242.

Encaminhado pelo Sindicato da Guarda Civil Metropolitana