sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Menor confessa que pilotava Jet ski


 O menor V.A.C, 13, acusado de pilotar o jet ski que atropelou e matou no sábado a menina Grazielly Almeida Lames, de 3, em Bertioga, admitiu hoje (24) que estava dirigindo o veículo. A confissão foi feita em oitiva informal --depoimento previsto no artigo 179 do Estatuto da Criança e do Adolescente-- na Vara da Infância e Juventude da cidade. O adolescente também chorou muito e disse que levava na garupa outro garoto de 13 anos. A promotora Rosana Colletta, que ouviu na manhã de hoje o adolescente, diante dos pais e advogado, disse que não poderia dar maiores detalhes sobre a oitiva, por se tratar de caso sigiloso. Mas afirmou que "ele não negou os fatos" e declarou que foi autorizado por um adulto a andar no jet ski.
"A versão dele é praticamente igual à das testemunhas ouvidas na delegacia. Ele declarou que somente deu a partida no jet ski e assumiu que estava na praia na hora do acidente".
 Grazielly Almeida Lames, de 3 anos,  morreu ao ser atingida na cabeça por um jet ski desgovernado
À noite, V. deveria repetir as mesmas informações ao delegado Maurício Barbosa, titular da delegacia de Bertioga, que investiga o caso. Até as 18h30 de hoje, ele ainda estava sendo ouvido em companhia de seus pais. Eles chegaram pelos fundos do prédio, em um carro com os vidros escuros e placas de Mogi das Cruzes. A polícia também ouviu hoje mais três testemunhas que estavam na Praia de Guaratuba na hora do acidente. Eram três turistas - de Mogi das Cruzes, Hortolândia e São Bernardo do Campo. Segundo o advogado da família de Grazielly, José Beraldo, uma das testemunhas disse ter visto um homem levando o jet ski até a praia, trafegando em um quadriciclo de cor vermelha, com um reboque que transportava o aparelho.
 
O homem, segundo Beraldo, seria o caseiro Erivaldo Augusto Cardoso. Ainda segundo a testemunha, identificada como Daniele Cristina, o homem teria retornado ao condomínio de luxo, deixando V. e outro adolescente com o jet ski.Beraldo afirmou que uma segunda testemunha disse que estava na praia com sua filha, também de 3 anos, quando viu três pessoas levando o jet ski até o mar. Dois adolescentes subiram no aparelho e aceleraram. A embarcação teria "empinado" e eles caíram. Nesse momento, o jet ski seguiu desgovernado, atingindo Grazielly.
Até hoje, oito testemunhas haviam prestado depoimento. Os pais de Grazielly e dois tios prestaram as declarações na manhã de ontem, mesmo dia marcado para o depoimento do adolescente, que acabou não comparecendo --seu advogado, Maurimar Chiasso, desmarcou a oitiva temendo a assédio da imprensa e de populares.

ADOLESCENTE EM LIBERDADE ASSISTIDA É DETIDO COM DROGAS

Na noite desta terça-feira (21) a Guarda Civil Municipal através da equipe do Grupo de Ações Preventivas Especiais (GAPE), com o inspetor Pimentel e agentes Nogueira e Pichinin efetuaram a prisão de um adolescente de 17 anos, já conhecido nos meios policiais.

A ação se deu na Rua Capitão Ariovaldo Corrêa Pinto, Vila São Luiz, onde os guardas avistaram o menor em atitude suspeita e quando se aproximaram com a viatura o mesmo tentou empreender fuga. Entretanto, foi detido tentando entrar numa casa abandonada. Em busca pessoal foi encontrado uma “paranga de maconha, um blisters (pino) de cocaína, R$ 42,00 em dinheiro e um telefone celular.

Está descrito no relatório da GCM que ao ser indagado quanto à procedência da droga bem como do dinheiro, primeiramente, informou que seria usuário de drogas, mas durante a entrevista aos agentes acabou revelando que estava traficando naquele local.
Questionado se havia mais entorpecente, o adolescente infrator levou os agentes até uma residência também desabrigada, que faz fundos com o local da abordagem e mostrou mais 05 “parangas” de maconha e 20 pedras de crack embaladas e prontas para venda a usuários.
O adolescente foi apreendido e a genitora compareceu no local informando que seu filho estava de regime de Liberdade Assistida (LA) determinada pelo juiz da Vara da Infância e Juventude, Josias Martins de Almeida Júnior e já havia sido surpreendido vendendo drogas, ficando dois meses internado na fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA).
Os fatos foram apresentados no Plantão Permanente, onde a delegada Rose Mary Ribeiro Dias deliberou pela apreensão do menor que foi recolhido em uma cela especial na Cadeia Pública de São Manuel, onde são conduzidos menores infratores que ficam à disposição da Vara da Infância e Juventude de Botucatu.
Fonte: www.amigosdaguardacivil.blogspot.com

INSPETORIA REGIONAL DE CAMPO LIMPO PRENDE MENOR INFRATOR

Integrantes da Inspetoria Regional de Campo Limpo, foram solicitados ( 23.02.2012) por um cidadão, na Estrada de Itapecerica que acabará de ser vitima de roubo.
Jefferson Pires Ferreira, que trabalha como motoboy, estacionou sua motocicleta Honda 125 Fan Placa EJO 8863,  quando foi abordado pelo menor A.B.O  com um simulacro de arma de fogo ( arma de brinquedo ) A vitima ao perceber que se tratava de uma arma de  brinquedo, reagiu ao assalto, o menor saiu em fuga, quando Jefferson também o acompanhou, onde logo em seguida  avistou a Viatura P-40116 GCM Alberto e GCM'F Pechin, que solicitou os bons prestimos desta Guarnição, que de pronto atendimento acompanhou ao menor e efetou a prisão naquele momento.
Encaminhado ao 89º Distrito Policial - Central de Flagrantes - Vitima e autor, que foi verificado pela equipe, que se encontrava em poder do menor documentos - Cartões do banco Itaú  e Bradesco, Carteira Nacional de Habilitação - pertencentes ao Srº José Rivaldo de França Oliveira - Cartão de Bordo e Cartão de Meia viagem, pertencentes a Empresa Campo Belo.
O menor foi relacionado com o Delito de ato Infracional/Ato Infracional Tentado Titulo II - Patrimônio arts. 155 à 183 / Roubo arts. 157  Tentado.
O menor infrator foi encaminhado a entidade de atendimento competente ( Fundação CASA ), e os pertences pessoais devolvidos aos suas respectivas vitimas.
Texto: GCM Brito

GUARDA CIVIL METROPOLITANA TEM NOVOS COMANDANTES

O Prefeito Municipal e o Secretário Municipal de Segurança Urbana definiram novos integrantes para o alto Comando da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Trata-se de procedimento feito periodicamente com vistas a promover o melhor aproveitamento dos profissionais da GCM, empregando-os em funções estratégicas para o avanço do bom desempenho da GCM nas suas atribuições.
Veja como ficou a composição do alto comando da Guarda Civil Metropolitana:
COMANDO-Geral 
Comandante - JOEL MALTA DE SÁ
SUBCOMANDO
Subcomandante - Inspetor Regional - HAMILTON FERNANDES ANANIAS
Chefe de Gabinete do Comandado Geral da GCM 
Inspetor Regional EUCLIDES CONRADIM

Superintendência de Operações (SOP)
Comandante Superintendente – Inspetor Regional MARCUS ROS MOREIRA
Comandante Operacional Adjunto– Inspetor - Inspetor RUBENS TRAPIÁ
Superintendência de Planejamento (SUPLAN)
Inspetor Chefe Superintendente - DALMO LUIZ COELHO ALAMO
Central de Telecomunicações (CETEL)
Diretor da Central de Telecomunicações e Videomonitoramento (CETEL)

Inspetor PAULO ROGÉRIO DE SOUZA

COMANDOS OPERACIONAIS
Comando Operacional Centro (COC)
Inspetora LINDAMIR MAGALHÃES CARNEIRO DE ALMEIDA

Comando Operacional Oeste /Centro (COOC)
Inspetora MARIA DAS DORES ALVES DE OLIVEIRA
Comando Operacional Leste (COL)
Inspetor CARLOS DA SILVA VIANNA FILHO
Comando Operacional Sul (COS )
Inspetor PAULO JOSÉ BARBOSA
Comando Operacional Norte (CON)
Inspetor MARCOS BAZZANA DELGADO