terça-feira, 24 de janeiro de 2012

GCM participa de operação contra perturbação de sossego na zona sul de SP

Um bar foi multado em 32 mil reais, apreendidos 21 veículos e 2.500 unidades de bebidas alcoólicas

Neste domingo (22/01), a Guarda Civil Metropolitana participou de ação integrada com a Polícia Militar, Subprefeitura de M´Boi Mirim e CET - bairro Jardim Capelinha - para coibir a poluição sonora no local. Conhecida como “Operação Pancadão”, os trabalhos integram o Programa de Silêncio Urbano (PSIU) da Prefeitura de São Paulo e tem como missão tornar mais pacífica a convivência entre os moradores e comerciantes de estabelecimentos.
A GCM atuou com vistas aos Programas de Apoio aos Agentes Públicos e Controle do Espaço Público e Fiscalização do Comércio Ambulante. Foram apreendidas 2.500 unidades de bebidas alcoólicas (cerveja, uísque, energéticos, refrigerantes, entre outros, num total de 34 sacos e encaminhados ao pátio da Subprefeitura local. Além disso, um estabelecimento foi autuado pelo PSIU (Programa de Silêncio Urbano) por estar funcionando depois da 1h da madrugada.
Um bar foi multado em 32 mil reais por vender bebida alcoólica para menores de idade e estar com som acima do permitido. A documentação também está sendo verificada. Foram fiscalizados e inspecionados os documentos de 37 veículos que estavam com volume do som alto. Destes, 21 foram apreendidos, 17 porque o volume do som se encontrava acima do permitido e quatro por estarem sendo utilizados para comercializar produtos pelos ambulantes, inclusive vendendo bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Durante a ação, a polícia apreendeu 27 adolescentes. Os jovens foram autuados e levados para o 92º DP, no Parque Santo Antonio, onde prestaram esclarecimentos e liberados após a chegada dos pais ou responsáveis.

Guarda Civil Metropolitana atua em evento esportivo na Guarapiranga e divulga proteção ambiental

Abertura oficial do Desafio Internacional de Beach Soccer - Brasil x Seleção do Mundo no Espaço Arena – Praia do Sol, teve as presenças dos Secretários Municipais de Esportes, Bebetto Haddad e da Segurança Urbana (SMSU), Edsom Ortega;
Marcelo Ulisses/SMSU
Durante todo o evento esportivo na Guarapiranga, a Guarda Civil Metropolitana estará presente com efetivo de vinte guardas, atuando 24 horas, apoiando os agentes públicos, na proteção ao parque Praia do Sol e no controle e fiscalização do espaço público, coibindo o comércio ilegal. Paralelamente, a Guarda Ambiental estará com uma tenda com banners e folhetos explicativos informando as ações realizadas pela Operação Defesa das Águas na Guarapiranga, Billings e Várzea do Tietê e um balanço dos 57 meses, deste convênio do qual fazem parte outros órgãos do Estado e da Prefeitura de São Paulo, visando a proteção e a recuperação das áreas ambientais, de mananciais e córregos, além de impedir invasões e depredações nesses locais e proporcionar sua recuperação.
Marcelo Ulisses/SMSU
A Guarda Ambiental possui 540 agentes, que utilizam viaturas, motos, embarcações e sobrevôos de helicóptero para a fiscalização integrada entre os parceiros. Atualmente, 126 locais, conhecidos como perímetros prioritários de controle, são fiscalizados, para proteger uma área que soma mais de 70 milhões de m2, que equivale a mais de 50 Parques do Ibirapuera.
Marcelo Ulisses/SMSU
Visitas aos parques lineares
Após o evento, o Secretário Edsom Ortega acompanhado pela Comandante Operacional da Zona Sul, Maria das Dores Oliveira e pelo Comandante regional interino de Capela do Socorro, Carlos Bento da Silva, visitou os parques municipais Praia do Sol, Barragem, Castelo e Nove Julho) para conhecer a situação atual de proteção, das obras e uso pela comunidade. Outra região visitada foi a área de proteção permanente no Jardim Marilda e Jardim Noronha, onde teve obras do Projeto Manancial, a fim de verificar denúncias de construções irregulares
Marcelo Ulisses/SMSU
Até 2006 a região da Guarapiranga ainda tinha muita degradação, invasões e construções irregulares, mercê os esforços já existentes. Após a implantação da Operação Defesa das Águas e o trabalho conjunto entre as Secretarias de Subprefeituras, do Verde e Meio Ambiente e de Segurança Urbana, juntamente as Polícias Civil, Militar e a Guarda Ambiental, fiscalizando de forma conjunta, o que vemos hoje, amplos espaços recuperados é a população se apropriando destes imensos parques para o lazer, esporte e entretenimento”, disse Ortega.

Guarda Civil Metropolitana recebe treinamento para identificar pirataria/contrafação

O evento teve como palestrantes integrantes do Fórum Nacional de Combate à pirataria
Os Agentes da Guarda Civil Metropolitana, participaram nesta segunda-feira (23), das 13h às 16h30, na sede do Comando da GCM, de mais um treinamento para identificar a pirataria/contrafação, com o objetivo de capacitar os Guardas Civis e aprimorar o conhecimento, com vistas às operações integradas, dos organismos do Gabinete de Segurança e da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, para coibir estes crimes.
Marcelo Ulisses/SMSU
 Cerca de 50 guardas participaram do treinamento, ministrado por palestrantes do Fórum Nacional de Combate à Pirataria (FNCP) e do Grupo de Proteção à Marca (BPG), que discorreram sobre a identificação dos produtos originais, principais diferenças entre os falsificados, além dos estudos que apontam para os malefícios à saúde do uso de óculos, tênis e brinquedos pirateados. Outro assunto abordado foi à rede de comércio ilegal. Alguns casos de repercussão na imprensa, como explosão de isqueiros, foram citados como exemplo da má qualidade dos materiais, bem como imagens de produtos pirateados que contém materiais cortantes ou quebráveis, como, por exemplo, brinquedos, para retratar os riscos que as pessoas estão expostas ao adquirir falsificação.
 Marcelo Ulisses/SMSU
 Edsom Vismona, presidente do FNCP, esteve presente na abertura do evento e falou da rede do comércio ilegal, afirmando que “engana-se quem acha que pirataria é algo isolado”, ressaltando o trabalho realizado pela GCM e parceiros no combate à pirataria e a repercussão positiva que está sendo em outros estados.
Marcelo Ulisses/SMSU
No evento, os participantes puderam comparar os produtos originais e piratas das principais marcas de bolsas, tênis, óculos, relógios, isqueiros, brinquedos, canetas e vestuário, monitorados pelos palestrantes, que ensinavam aos Guardas Civis Metropolitanos analisar os detalhes, manuseando os produtos, como etiquetas, acabamento, selo de controle, entre outros, para identificação dos originais e falsificados.
Marcelo Ulisses/SMSU
 O trabalho escravo foi outro tema discutido no treinamento. Para o representante da Intellectual Property Consulting (IPC), integrante do Fórum Nacional de Combate à Pirataria. “As empresas que produzem os produtos piratas são muito bem estruturadas e muitas os viabilizam por meio de trabalho escravo”,afirmou.
Marcelo Ulisses/SMSU
Todos os participantes serão certificados pelo Centro de Formação em Segurança Urbana.

Banda da GCM se apresenta em homenagem aos 458 anos de São Paulo

Nesta quarta-feira (25/12), aniversário de São Paulo, a banda da Guarda Civil Metropolitana se apresentará em vários pontos da cidade. O repertório será eclético composto por músicas populares brasileiras de Adoniram Barbosa, Chico Buarque, Roberto Carlos, Ari Barroso, entre outros. A programação inicia às 7h, com Ato Cívico Patéo do Colégio. Já às 11h será na Catedral da Sé; às 12h no bairro Vila Nova Conceição (Praça Pereira Coutinho, 182 - próximo ao Parque Ibirapuera) e para encerrar, às 14h no Planetário do Parque do Ibirapuera.
A Banda é formada por 31 músicos e é regida pelos maestros inspetor Renan Gomes e GCM Valdyr Aguiar Filho.